Eu não sei costurar,mas não tenho medo da máquina e me arrisco mesmo, errando e acertando,as coisas no final acabam dando certo, afinal o negócio é tentar mesmo.
Minha amiga Amanda,
http://ascoisasmaisimplesdavida.blogspot.com/, me enviou uma imagem de um quarto onde o berço fica junto com o casal e me apaixonei pelo jogo de berço,colorido e lindo.Pensei:vou tentar fazer um desses.
Jogo de berço - Ana Sinhana
Pensei é moleza, fui catar os tecidinhos 100% algodão que tenho guardado e cortei um quadrado que foi servindo de base pros outros, detalhe: para fazer patchwork com acabamento melhor é necessário ter certos materiais que facilitam e muito a execução de qualquer trabalho.
Placa de corte, cortador circular, régua são os principais,além de alfinetes e etc.
Agora se você, como eu não tem nada disso e sim uma boa tesoura e força de vontade, preste atenção em alguns detalhes que podem te ajudar a sua costura a dar certo.
PS: Não eu não ensinarei a técnica,até porque não a domino,rsrs.
Meu erro número 1: eu não fiz um molde para poder cortar as peças num tamanho só,primeiro cortei um pedaço,achei o tamanho legal e fui usando ele pra cortar os outros,lógico que uns ficaram maiores que os outros.
Meu erro número 2: eu não tive paciência de planejar meus blocos,fui juntando e no final não teve uma harmonia legal,acabei acrescentando mais uma estampa.
Meu erro número 3: é muito importante abrir as emendas dos blocos para ficar liso o tecido e sempre passar o ferro pra costura não ficar alta e grosseira,só fiz isso na última faixa,rsrs.
Meu erro número 4: por não ter usado molde e ter deixado os quadrados meio retângulos,ao passar a costura, acabou ficando umas falhas e por isso tive que passar na máquina duas vezes,trabalho em dobro.
Tudo junto e misturado, fiquei rindo viu? Eu não queria xadrez com xadrez,rsrsrs
Como disse minha amiga Drika Kastrup: Faz de conta que você planejou essa costura nada simétrica. então essa é minha desculpa pra esse desalinho total. Boa amiga!Me consola!
Por isso, lição básica pra fazer patchwork: paciência,paciência e muita paciência.
A colcha pronta vou ficar devendo,pois essa barriga aqui não me deixou mais ficar sentada à máquina,cansei de ficar quilômetros distante dela,kkkkk. Vou terminar e depois mostro,ok?
Por isso que recomendo as profissionais,elas te inspiram e ainda ensinam a gente a fazer essa arte tão linda e única. Porque a beleza da vida é compartilhar ensinamentos,ah mas se você não tiver paciência mesmo, pode fazer sua encomenda.
Blog Quilts são eternos,
http://quiltsareforever.blogspot.com/, mãe e filha que fazem cada lindeza, Cecília e Helena até hoje tenho os tecidos que vocês me deram,tenho uma peninha de usá-los, confesso.rsrs
Nossa vida é assim, tecida de telhados e tudo depende de como fazemos nossas emendas.
Um final de semana inspirador e maravilhoso!
Beijos e muitos beijos
Eliene Vila Nova