sábado, 26 de setembro de 2009

O que é ser feliz?




Ser feliz não é ter uma vida perfeita, sem dor e sem lágrimas; mas saber usar as lágrimas para regar a esperança e a alegria de viver. Ser feliz é saber usar as pedras nas quais tropeçamos para reforçar as bases da paciência e da tolerância. Não é apenas se encantar com os aplausos e elogios; mas saber encontrar uma alegria perene no anonimato.
 Ser feliz não é voar num céu sem tempestade, caminhar numa estrada sem acidentes, trabalhar sem fadiga e cansaço, ou viver relacionamentos sem decepções; é saber tirar a alegria de tudo isto e apesar de tudo isto. Ser feliz não é só valorizar o sorriso e a festa, mas saber também refletir sobre o valor da dor e a tristeza. Não é só se rejubilar com os sucessos e as vitórias, mas saber tirar as grandes lições de cada fracasso amargo.
Ser feliz é não se decepcionar e nem desanimar com os obstáculos e dificuldades, mas usá-los para abrir as janelas da inteligência e modelar a maturidade.Ser feliz é ser forte na hora de perdoar, ter esperança no meio da batalha árdua, lutar com bravura diante do medo, saber suportar os desencontros. É acreditar que a vida é a maior empresa do mundo.
Ser feliz é jamais desistir de si mesmo e das outras pessoas. É jamais desistir de ser feliz; vivendo e crendo que a vida é um espetáculo e um banquete. Ser feliz é uma atitude de vida; uma maneira de encarar cada dia que recebemos como um lindo presente de Deus. É não se esquecer de agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida que se renova.
Ser feliz é crer que há pessoas esperando o seu sorriso e que precisam dele. É saber procurar o que há de bom em tudo e em todos, antes de ver os defeitos e os erros.Ser feliz é não fazer dos defeitos dos outros uma distância mas uma oportunidade de aproximação e de doação de si mesmo. É saber entender as pessoas que pensam diferente de nós e saber ouvi-las atentamente, sem respondê-las com raiva.
Ser feliz é saber ouvir o que cada pessoa tem a nos dizer, sem prejulgar ou desprezar o que tem para nos dizer. É saber sonhar, mas sem deixar o sonho se transformar em fuga alienante. Ser feliz é fazer dos obstáculos degraus para subir, sem deixar de ajudar aqueles que não conseguem subir os degraus da vida. É saber a cada dia descobrir o que há de bom dentro de você e usar isto para o seu bem e o dos outros.
Ser feliz é saber sorrir, mas sem se esconder maliciosamente atrás do sorriso; mostrar-se como você é, sem medo. É não ter medo dos próprios sentimentos e ter coragem de se conhecer e de se amar. É deixar viver a criança alegre, feliz, simples e pacífica que existe dentro de você. Ser feliz é ser capaz de atravessar um deserto fora de si mesmo, mas ser sempre capaz de encontrar um oásis dentro no seu interior.
Ser feliz é ter coragem de ouvir um Não e continuar a caminhada sem desanimar e desesperar. É ser capaz de recomeçar de novo quando se errou o caminho. É acreditar que a vida é mais bela do que a suas dores, desafios, incompreensões e crises.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se fazer autor da própria história. Ser feliz é ter maturidade para saber dizer “eu errei”; “eu não sei”; “eu preciso de você”…
Ser feliz é ter os pés na terra e a cabeça nas estrelas; ser capaz de sonhar, sem medo dos sonhos, mas saber transformar os sonhos em metas.Ser feliz é ser determinado e nunca abrir mão de construir seu destino e arquitetar sua vida; não ter medo de mudanças e saber tirar proveito delas. Saber tornar o trabalho objeto de prazer e realização pessoal.
Ser feliz é estar sempre pronto a aprender e se orgulhar de absorver o novo. Ter coragem para abrir caminhos, enfrentar desafios, criar soluções, correr riscos calculados. Sem medo de errar.Ser feliz é saber construir equipes e se integrar nelas. Não tomar para si o poder, mas saber compartilhá-lo. Saber estimular e fortalecer os outros, sem receio que lhe façam sombra. É saber criar em torno de si um ambiente de fé e de entusiasmo.
Ser feliz é não se empolgar com seu próprio brilho, mas com o brilho do resultado alcançado em conjunto. É ter a percepção do todo sem perder a riqueza dos detalhes. Ser feliz é não se esquecer de agradecer o Sol, desfrutar gratuitamente dos encantos da natureza, do canto dos pássaros, do murmúrio do mar, do brilho das estrelas, do aroma das flores, do sorriso das crianças.
Ser feliz é cultivar muitas amizades; é estar pronto para ser ofendido sem ofender, sem julgar e condenar. Ser feliz é não ter inveja e saber se contentar com o que se tem; é saber aproveitar o tempo que passa; é não sofrer por antecipação o que ainda não aconteceu; é saber valorizar acima de tudo a vida.Ser feliz é falar menos do que se pensa; é cultivar uma voz baixa. É nunca deixar passar uma oportunidade sem fazer o bem a alguém.
Ser feliz é saber chorar com os que choram, sorrir com os que sorriem, rezar com os que rezam. Ser feliz é saber discordar sem se ofender e brigar; é recusar-se a falar das faltas dos outros; é não murmurar.Ser feliz é saber respeitar os sentimentos dos outros; não magoar ninguém com gracejos e críticas ácidas.
Ser feliz é não precisar ficar se justificando; pois os amigos não precisam de explicações e os inimigos não acreditam nelas.
Ser feliz é nunca se revoltar com a vida; é agir como a árvore que permanece calada mesmo observando com tristeza que o cabo do machado que a corta é feito de sua madeira.
Ser feliz é ser como a raiz da árvore que passa a vida toda escondida para poder sustenta-la. Ser feliz é não deixar que a tristeza apague o seu sorriso; é não permitir que o rancor elimine o perdão; que as decepções eliminem a confiança; que o fracasso vença o desejo da vitória; que os erros vençam os acertos; que a ingratidão te faça parar de ajudar; que a velhice elimine em você o animo da juventude; que a mentira sufoque a verdade.
Ser feliz é ter força para ser firme, mas ter coragem para ser gentil; é ter coragem para ter dúvida. Ser feliz é ter o universo como caminho; o amor como lei; a paz como abrigo; a experiência como escola; a dificuldade como estímulo; o trabalho como benção; o equilíbrio como atitude; a dor como advertência; a perfeição como meta. Ser feliz é amar a Deus e ao próximo.

Prof. Felipe Aquino –Do livro: PARA SER FELIZ
  
Foto do casamento da nossa amiga Tânia do blog Pedacinho do Céu, a imagem perfeita de uma união que completará 30 anos em 15 de novembro de 2009. Além disso, minha amiga gêmula será nossa próxima Severino Convidada, aguardem!
 

11 comentários:

Ana disse...

oi Eliene

Amiga , lindo texto!!!!!
Lindas as fotos da Taninha!!!
bjus e um ótimo findi
ana maria

Fatima disse...

Lndo o texto o professor Filipe Aquino, mas eu acrescentaria que ser feliz tb é ter uma amiga tão carinhosa como vc.
Bjs.

RaSena disse...

que texto lindo!
merece muita atenção para que se aprenda a ser feliz - são tantas oportunidades para a felicidade que as pessoas não aproveita!
bom domingo!
bjkinhas com carinhos....

Dorinha Junqueira ;) disse...

esse texto tem raazão msm amiga, ser feliz é saber passar pelas tempestades, é saber leevantar depois de um tombo é reparar nas coisas mais simples da vida, nas pessoas q nos rodeiam e as vezes esquecemos de dar o verdadeiro valor...
Mas olha, acho q precisamos dee saudee, só quando perdemos ela um pouco percebemos q quando a temos da pra levar o resto, da até pra ser feliz, apesar dos barrancos q enccontramos na frente..

hehehe

beijos, luz

Lili disse...

Oi Eli!!!
Adorei o texto e concordo plenamente com o que ele diz.
Acho que a palavra chave ali é maturidade... com ela vem tudo mais que precisamos pra saber levar a vida.
E se vc tem no coração e na mente, tudo que tá escrito ali, com certeza vc é feliz e será cada vez mais!!! :D
Bjks!!! ;)

Lili disse...

Ah!!! Adorei a fotinho nova do perfil, ARRASOU! O casal tá lindo!!! ;)
Bjks!!!

Dri disse...

Oieeeeeeeee que bom que vc apareceuuuuuuuuu! ms a vida é assim mesmo flor, correria com coisas de casório etc e tal ,mas aproveita que é uma deliciaaaaaaaaaaaa viu! Depois vc vai acabar sentindo falta ,essa semana eu fiz 9 anos de muita alegria com o maridão!Adorei o texto que vc colocou e amei a fotinhuuu nova do casal 10000 viu! Tenha uma linda semana e não esquece de mim ...quando puder vai lá me visitar ok! bjsssssssss

Talma disse...

Lindo texto...mas ainda preciso me achar, entre uma fluoxetina e outra...rssss.
Bjs flor!!
* e o casório?? adorei a novidade!

Talma disse...

Lindo texto...mas ainda preciso me achar, entre uma fluoxetina e outra...rssss.
Bjs flor!!
* e o casório?? adorei a novidade!

Andrea disse...

Linda, linda fotinho nova e lindo texto!!!

Anda muito atarefada ainda? Se prepare quando os babies chegarem a atenção deverá triplicar e o seu tempo parecerá que diminuirá, em compensação a ALEGRIA será o seu prêmio por tanta dedicação!!!

Florzinha, um grande beijo!!

Val disse...

Oi Eliene !
Faz tempo que não te visito, estava sem net, que linda msg, amei !
Otima semana !

Bjus

Related Posts with Thumbnails