sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Os meus erros ao fazer patchwork

Eu não sei costurar,mas não tenho medo da máquina e me arrisco mesmo, errando e acertando,as coisas no final acabam dando certo, afinal o negócio é tentar mesmo.
Minha amiga Amanda, http://ascoisasmaisimplesdavida.blogspot.com/, me enviou uma imagem de um quarto onde o berço fica junto com o casal e me apaixonei pelo jogo de berço,colorido e lindo.Pensei:vou tentar fazer um desses.

Jogo de berço - Ana  Sinhana

Pensei é moleza, fui catar os tecidinhos 100% algodão que tenho guardado e cortei um quadrado que foi servindo de base pros outros, detalhe: para fazer patchwork com acabamento melhor é necessário ter certos materiais que facilitam e muito a execução de qualquer trabalho.

Placa de corte, cortador circular, régua são os principais,além de alfinetes e etc.

Agora se você, como eu não tem nada disso e sim uma boa tesoura e força de vontade, preste atenção em alguns detalhes que podem te ajudar a sua costura a dar certo.
PS: Não eu não ensinarei a técnica,até porque não a domino,rsrs.

Meu erro número 1: eu não fiz um molde para poder cortar as peças num tamanho só,primeiro cortei um pedaço,achei o tamanho legal e fui usando ele pra cortar os outros,lógico que uns ficaram maiores que os outros.

Meu erro número 2: eu não tive paciência de planejar meus blocos,fui juntando e no final não teve uma harmonia legal,acabei acrescentando mais uma estampa.

Meu erro número 3: é muito importante abrir as emendas dos blocos para ficar liso o tecido e sempre passar o ferro pra costura não ficar alta e grosseira,só fiz isso na última faixa,rsrs.

 
Meu erro número 4: por não ter usado molde e ter deixado os quadrados meio retângulos,ao passar a costura, acabou ficando umas falhas e por isso tive que passar na máquina duas vezes,trabalho em dobro.

Tudo junto e misturado, fiquei rindo viu? Eu não queria xadrez com xadrez,rsrsrs

Como disse minha amiga Drika Kastrup: Faz de conta que você planejou essa costura nada simétrica. então essa é minha desculpa pra esse desalinho total. Boa amiga!Me consola!

Por isso, lição básica pra fazer patchwork: paciência,paciência e muita paciência.

A colcha pronta vou ficar devendo,pois essa barriga aqui não me deixou mais ficar sentada à máquina,cansei de ficar quilômetros distante dela,kkkkk. Vou terminar e depois mostro,ok?

Por isso que recomendo as profissionais,elas te inspiram e ainda ensinam a gente a fazer essa arte tão linda e única. Porque a beleza da vida é compartilhar ensinamentos,ah mas se você não tiver paciência mesmo, pode fazer sua encomenda.

Blog da minha amiga Dricca, super talentosa, http://driccakastrup.blogspot.com/

Blog Quilts são eternos, http://quiltsareforever.blogspot.com/, mãe e filha que fazem cada lindeza, Cecília e Helena até hoje tenho os tecidos que vocês me deram,tenho uma peninha de usá-los, confesso.rsrs

Ana Matusita, http://www.anasinhana.com/, minha inspiração no projeto que quase dar certo,rsrs.Mulher talentosa e inspiradora.

Lu Gastal, http://www.lugastal.com.br/, dispensa comentários, sucesso puro.

Minha inspiração master, Constança do blog http://saidosdaconcha.blogspot.com/, amo amo amo.


Micheline Matos, a rainha das almofadas lindas com poesias e tecidos cutes, do blog http://ateliersamariquinha.blogspot.com/,


Nossa vida é assim, tecida de telhados e tudo depende de como fazemos nossas emendas.
Um final de semana inspirador e maravilhoso!

Beijos e muitos beijos

Eliene Vila Nova

15 comentários:

Dricca Kastrup disse...

ainnnnnn vc é uma querida !!! tua costurinha ficou ótima pra quem não sabe costurar !! no mesmo nível dos meus bordados rsrs

e o mais importante - vai colorir e alegrar o berço do Salvador - que vai ter uma colcha feita pela mãezinha dele, do melhor jeito que ela conseguiu fazer !

bjobjobjobjo

Di disse...

Xiii a tua barriga está bem grandinha. Ainda consegues ver os pés? A colcha ficou muito fofa! Beijos

Tecendo Sonhos disse...

Olá menina arteira, ainda não te conhecia, mas se minha irmãzinha Dricca indicou eu vim conferir e adooorei o post dos erros no Patchwork! Menina é assim que tudo começa, e mesmo errando ficou lindo!!Parabéns pelo empenho e pelo resultado! A barriga tá linda e tenho certeza que o baby vai amar o resultado quando estiver se deliciando com as cores que a mamãe escolheu! Sucesso e muitas beijocas
Andreza Boal

Thais Seba Sampaio Leal disse...

Ai Eliene, vc é esforçada, nossa com esse barrigão e ainda quebrando cabeça com Patch, ganhei uma máquina vixe nunca peguei em uma e nem fiz nenhum curso, eu queria um site com vários tutoriais ensinando a fazer,mas não acho...bem boa sorte com suas artes e com sou bb. um bjo

Vivian disse...

eu acho patch lindo, adoraria aprender, mas bem por esses motivos que vc mostrou é que acabo desistindo bem antes de iniciar rs. Na verdade, não gosto de fazer nada que exija muita prestreza rs
bjs

Priscila Oliveira disse...

Oi amiga, nunca tentei fazer patchwork, ainda não tive coragem, acho que vou errar tudo,rsrs!
Mas agora com suas dicas vou tentar, a sua colcha ficou linda amiga, tenho certeza que o Jose Salvador vai adorar!
bjs....

Eliene Vila Nova disse...

Thais um site que me ajuda muito e daqui sigo as dicas pra me arriscar na costura
http://sew4home.com/
experimenta amada
beijos

Ana disse...

Todo mundo começa assim.
Mas foi muito divertido ver os mesmos erros que já tive.
Bjus

Valérie Roberto disse...

Talvez este momento não seja o melhor para costurar (com esta barriga linda eu imagino o quanto dificulta), mas não desista!

Sou de uma época que o patch era raro, ninguém conhecia e consegui me virar hoje em dia.

Vá em frente e se vc tiver alguma dúvida, pode perguntar! Vai que eu sei a resposta?

Um beijo

Amanda disse...

o importante amiga é guardar esta colchinha aí para vc mostrar pro José Salvador o quanto a mãe dele fez com carinho!!!! hehehe e dar boas risadas claro !!!

Unknown disse...

oi flor....
que barriga linda...
qto ao seu trabalho tudo é uma questão de aprendizado...
Vc vai aos poucos melhorando e ficando cada vez mais craque no que faz... mto legal vc partilhar seus "erros". Acredito que é sempre o primeiro passo para o acerto!!!
obg por partilhar a postagem!
Desejo um ótimo final de semana!!

beijos!!!

mollymell disse...

Eliene, você cometeu erros, mas sua iniciativa em tentar fazer algo novo é super louvável, super positiva. Achei legal você ver e mostrar pra gente onde foi que você errou. É tudo uma questão de técnica e prática não é mesmo?

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

olá!!!!!!!

mulher abençoada.....
vim fazer uma simples visitinha....
e já me tornei seguidora....
seus espaço é lindo ... parabéns!
vou dar sempre uma espiadinha...posso?

beijokas..

Milena disse...

Eliene acompanho seu blog já faz muito tempo.
Tudo que fazemos para nossos filhos é válido,se errado ou certo,não importa,sempre nos empenhamos com amor!
Adorei ter visto o meu quarto e do bb no seu blog.Viu o ursinho que ganhei da Laély?Está na matéria!
Um abraço

Milena

Malu Ribeiro disse...

Eliene eu tenho muita vontade de aprender a fazer patchwork, mas ainda não tive tempo. Os seus erros foram simplesmente graciosos. Parabéns! e também, pelo blog e pelo baby lindo. :)

Malu
Blog Varal da Malú

Related Posts with Thumbnails