sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

É canja,é canja...

Podem falar que é comida de doente,mas eu simplesmente adoro canja de galinha, ainda mais se for servida num dia frio, como o que está fazendo hoje aqui na minha cidade(o que é algo raro).
Sirvo a minha canja acompanhada de torradas amanteigadas e acrescento ovo (o Namorido adora um ovinho cozido), um bom suco natural,e uma dica arrume a mesa com carinho por mais simples que seja sua refeição(não precisa das louças mais caras para isso). Quem disse que canja não pode ser chique?rsrsrss
E além do mais canja de galinha é cultura:
"Ela surgiu na Ásia e foi trazida ao Brasil pelos portugueses, que a conheceram durante suas viagens ao Oriente. Seu nome vem da palavra malalaia “k-a-nji”, que significa “arroz com água”. Malalaia, aliás, é a língua falada pelos habitantes da região de Malabar, localizada na costa sudoeste da Índia. Em território brasileiro, o prato à base de carne de galinha recebeu outros deliciosos reforços culinários,como a adição de cebola, batata e diferentes tipos de tempero. Há, inclusive, quem diga que o imperador D. Pedro II adorava um bom prato dessa sopa, e que, em seus últimos dias de vida, não comia outra coisa. É como diz a música: “canja de galinha não faz mal a ninguém”."(fonte desconhecida da internet, se alguém tiver mais informações posso fazer alterações).
fotos By Eliene Vila Nova

4 comentários:

Ozenilda Amorim disse...

Ai Eliene, adoro caldos e sopas, com torrada então, fica uma delícia. Mas não consigo tomar canja por causa do arroz boiando, chega me dar arrepio e agora, depois que você explicou o sinificado do nome - arroz com água -, me arrepiei mais!!! cruzes.

Eliene Vila Nova disse...

Ozenilda o arroz só fica "boiando" se você deixar a canja com muita água, rsrsrs. acrescente legumes pra mudar a aparência, mas te entendo,é verdade tem ente que não consegue mesmo tomar canja,rsrsrs.

Selma disse...

Aqui em casa é um festival de sopas e caldo, a canja é a preferida do meu marido (não pode faltar hortelã). Com tantas referências fica ainda mais gostosa. Beijinhos e boa semana

Giselle disse...

Sou obrigada a comentar aqui... porque amOOOOOOOOOOOOO canja de paixão.

Related Posts with Thumbnails