sábado, 9 de maio de 2009

Crônica: Sua Benção, Mãe!



A origem do “Dia das Mães”, data do início do Século XX, por meio de um drama vivido por Anna Jarvis, uma jovem dos Estados Unidos que perdeu sua mãe e entrou em estado de depressão. Suas amigas, para consolar a jovem, resolveram então promover uma grande festa onde seriam homenageadas todas as mães, vivas e mortas. Com isso, a festa se espalhou pelo país e foi instituída nos Estados Unidos pelo presidente Woodrow Wilson no dia 9 de Maio.
A festa em homenagem às mães se propagou rapidamente por todo o mundo, sendo festejada sempre no mês de maio. Em Portugal, o “Dia das Mães” é festejado no primeiro domingo do mês e no Brasil é comemorada no segundo domingo.
Mãe tem uma profissão por natureza: é sábia! Em torno dela, o clã molda seus valores espirituais e humanos. Dela, fez-se o prisma sagrado da família de onde dividem-se os feixes de luz para o universo, afinal, todas os corações de mães do mundo, unidos, fazem suportáveis as dores e agruras da vida terrena.
Quando Deus disse “Que se faça a Luz!”, provavelmente fez nascer a Mãe de Si mesmo. E o incriado então compreendeu a naturalidade e a beleza do ato do nascimento. Vendo-se como Criatura, sorriu com certeza ao ver diante de si que o próprio Universo desenvolve-se pelo encontro dos astros em explosões de luz. Até as estrelas são mães.
Mãe é protagonista e não figurante. A novela que sua vida desenvolve tem capítulos às vezes de fatos dramáticos, outras de exultante euforia. Sofre em silêncio perante os atos de incompreensão, mas sua compaixão é humana, seu perdão é divino, seu coração é transcendente.
Seja ela mãe idosa que já sente a contagem regressiva do fechar de cortinas do seu script no palco da existência; seja ela a jovem mãe, muitas vezes menina profanada e tolhida de viver uma infância como todas as demais, quando passa a ter nos braços não a boneca que embala sua inocência, mas um novo ser saído de seu ventre, e que a torna santa.
A mãe de numerosa prole, a mãe que enfrenta a cruel indiferença dos poderes constituídos, que busca água nos açudes, que reza pela colheita, e planta pela sobrevivência de seus pequenos rebentos. Que chora quando os filhos pedem mas a panela está vazia.
Mãe que é avó e são chamadas “mães duas vezes”. Infinitas são as ocasiões em que estão próximas dos netos, participando ativamente de sua educação. Por outras vezes, assumem diretamente, no lugar da filha ausente ou falecida, acolhendo os netinhos como seus filhos. Que coração é esse que suporta tanta dor e ainda consegue bater em favor da vida de outros?
Mãe nobre, que exerce com sabedoria a criação de seus filhos e ainda encontra um tempo para, em seus atos sublimes de filantropia e amor materno-universal, ajudar outras mães menos favorecidas pela sorte.
Mães negras, índias, brancas, orientais, mãe adotiva, de todas as religiões, de todas as cores e luzes, de todos os universos, de todos os sonhos, de todos as experiências, de todas as necessidades, de todas as missões, de todos os filhos, mãe de todos os dias.
Claro, pois assim como em todas as manhãs temos o Sol nascendo no Leste, todos os 365 dias do ano são “Dias das Mães”.
Peçamos sua Benção! Sempre!





A benção Minha Mãe!


Ah, não esqueça de participar da Promoção Nota 100 e vou avisando que teremos uma surpresa a mais pra quem está participando e você que ainda não deixou seu recadinho, entra lá e participa, beijokas!

6 comentários:

anamineira disse...

Estou aqui lendo sua crônica ede tudo que voce escreveu,o que chamouminha atençãofoi nofinal quando voce disse: "Sua Benção, Mãe!
Precisamos ensinar nossos filhos e netos a tomar a benção. Toda vez que encontro minha mãe ou mesmo por telefone, tomo sua benção e espero a resposta para que eu tenha um bom dia: Deus te abençoa.Parabéns!
Um abraço,

Hanna disse...

Hi
You have a very interesting and beautiful blog!!
Have a nice day =D

Teka disse...

Lindo texto...
Minha mãe está em outro Estado....queria muito bedir "Benção" pessoalmente... "Saudades mata? Então, morri"
Beijos no core

Isabela Kastrup disse...

Amigaaa linda, passei para agradecer o carinho de sempre. Você é muito querida mesmo! Aproveito e te desejo um lindo dia das mães, repleto de união, paz e muuuito AMOR!
Beijinhos dessa amiga que te adora,
Isa

Anônimo disse...

Oi flor,
acabei de chegar da casa da minha mãe e voltei abençoada!
Respondendo a sua pergunta de alguns dias, não tenho Orkut, o tempo não sobra.
Bjs.

Isabela Kastrup disse...

Lindona, passei para desejar uma semana maravilhosa, repleta de realizações e muuuito amor.
Beijinhos,
Isa

Related Posts with Thumbnails