quarta-feira, 3 de junho de 2009

Simplifique sua vida!


Tudo o que é belo tende a ser simples. Afirmação generalizante? Não sei. O que sei é que a beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins. Vida que se ocupa de ser só o que é.

Não há conflito nas bromélias, não há angústia nas rosas, nem ansiedades nos jasmins. Cumprem o destino de florirem ao seu tempo e de se despedirem do viço quando é chegada a hora. São simples.

Não querem outra coisa, senão a necessidade de cada instante. Não há desperdício de forças, não há dispersão de energias. Tudo concorre para a realização do instante. Acolhem a chuva que chega e dela extraem o essencial. Recebem o sol e o vento, e morrem ao seu tempo.

Simplicidade é um conceito que nos remete ao estado mais puro da realidade. A semente é simples porque não se perde na tentativa de ser outra coisa. É o que é. Não desperdiça seu tempo querendo ser flor antes da hora. Cumpre o ritual de existir, compreendendo-se em cada etapa.

http://www.countryliving.com/

Já dizia o poeta: "Simplicidade é querer uma coisa só". Eu concordo com ele. O muito querer nos deixa complexos demais. Queremos muito ao mesmo tempo, e então nos perdemos no emaranhado dos desejos. Há o risco de que não fiquemos com nada, de que percamos tudo.

Aquele que muito quer corre o risco de nada ter, porque o empenho e o cuidado é que faz a realidade permanecer. O simples anda leve. Carrega menos bagagem quando viaja, e por isso reserva suas energias para apreciar a paisagem. O que viaja pesado corre o risco de gastar suas energias no transporte das malas. Fica preso, não pode andar pelo aeroporto, fica privado de atravessar a rua e se transforma num constante vigilante do que trouxe.

A simplicidade é uma forma de leveza. Nas relações humanas ela faz a diferença. O que cultiva a simplicidade tem a facilidade de tornar leve o ambiente em que vive. Não cria confusão por pouca coisa; não coloca sua atenção no que é acidental, mas prende os olhos naquilo que verdadeiramente vale à pena.

http://jonathancanlasphotography.com/

Pessoas simples são aquelas que se encantam com as coisas menores. Sabem sorrir diante de presentes simbólicos e sem muito valor material. A simplicidade lhe capacita para perceber que nem tudo precisa ter utilidade. E por isso é fácil presentear o simples.

Dar presentes aos complicados é um desafio. Não sabemos o que eles gostam, porque só na simplicidade é possível conhecer alguém. Só depois que as máscaras caem pelo chão e que os papéis são abandonados a gente tem a possibilidade de descobrir o outro na sua verdade.

Eu gostaria de me livrar de meus pesos. Queria ser mais leve, mais simples. Querer uma coisa só de cada vez. Abandonar os inúmeros projetos futuros que me cegam para a necessidade do momento. Projetos futuros valem à pena, desde que sejam simples, concretos e aplicáveis. Não gostaria que a morte me surpreendesse sem que eu tivesse alcançado a simplicidade. Até para morrer os simples têm mais facilidade. Sentem que chegou a hora, se entregam ao último suspiro e se vão.

http://www.maxwanger.com/

Tenho uma intuição de que quando eu simplificar a minha vida, a felicidade chegará em minha casa, quando eu menos esperar.


( Padre Fábio de Melo )




32 comentários:

Simone Azevedo disse...

Passei aqui para dar uma espiadinha e me apaixonei. Achei até uma casinha bordada com morangos que eu tambem já bordei uma dessas e fica maravilhosa. Dá uma passadinha lá no meu blog tambem. http://simoneazevedo.blogspot.com
Parabens pelo blog Adorei
bj,bj,bj
Simone Azevedo

Simone Azevedo disse...

Vim agradecer o carinho.

bj,bj,bj
Simone Azevedo

Ana, A menina que roubava idéias disse...

tem um selinho para vc. bjs

Márcia disse...

Lindo texto !!! A vida é simples, a gente que complica né ?!
Beijim

Lohane Marques [LoLL] disse...

oi!!!

Adoreiii!!

A vida é simples mesmo, nós é q compliocamos!!!


Bjuxxx

Eliene Vila Nova disse...

Simone seja bem vinda e a casinha fica linda mesmo.
Ana obrigado pelo selinho,vou passar lá para pegar.
Márcia minha amiga e como a gente complica!

KEKA disse...

Oi Lili!
lindo texto.
eu AMO simplicidade!
eu sou simples assim...
beijos mil

Unknown disse...

Concordo com vc, mas as veezes nossas cabeças são tão complexas, confusas e cheia de medos e duvidas q é quase impossível sermos simples, ou levar uma vida tranquila, simples. See fossemos mais ssimples, mais decomplicados e praticos, tudo seria melhor mais feliz, eu acredito. Acho q isso é um excercicio qque agente tem q fazer com nossa rotina e mente todo dia pra tentar nos 'melhoraar' a cada dia, uma hr chegamos la, rs..

Anônimo disse...

Oi querida!
Padre Fabio de Melo é tudo de bom!
Em breve um grande desejo seu será realizado. Sabe qual é?
Surpreza!!!!!!!!!!!
Bjs.

Janice disse...

Adorei o post!
Simplicidade é tudo de bom...
Beijo:)

GIL disse...

Olá, tudo bem?

Tb. gosto muito do Pe. Fabio, ele sabe falar ao nosso coração....

Bjs.

Ainosofia disse...

Hello Eliene :)

I think too, that the simples things are the best things in our life.

Beautiful pictures <3

-ainosofia-

Anônimo disse...

Calma!
Em breve vc vai descobrir!
Sou curiosa tb e sei que é horrivel esperar, mas vc vai ter que esperar. Dependo de vc para realizar a surpreza.
"tralalá
que gente é essa?
tralalá que gente má" Rsrsrs
Bjs.

Eliene Vila Nova disse...

Keka, saudades amiga.
Dorinha paciência é o caminho com certeza.
Fátima a curiosidade está me comendo aos poucos,rsrs.
Janice concordo com você.
Gil eu amo o Padre Fábio, sou suspeita pra falar.
Aina, thank you.kisses.

Eli Gorniak disse...

Moreeee,

Faz dias que estou querendo deixar um recadinho aqui.... olhando as fotos deste último post, fico vidrada nos móveis de madeira, já fico pensando em como reformar, acho que se ver uma banquetinha jogada no lixo, eu cato e reformo!!!!

Ah, adoro Pe Fábio, suas palavras são lindas e a voz suave... enchem o coração de paz, certo?!

Bjo e continuo te acompanhando viu! :)

Isabela Kastrup disse...

Minha doce amiga, que post mais encantador, simples e verdadeiro. Concordo com vc, simplicidade é a base da nossa felicidade. AMEI!
beijos mil,
Isa

Rita de Cassia disse...

Ainda te conto como sou em detalhes. Só pra fazer um pré: meu e-mail é ritasimplesassim. E não fui eu quem fez, foi o rapaz que veio configurar o computador novo do escritório. Foi dessa forma que ele me viu. Tento, e tento muito simplificar TUDO!!! só não consigo simplificar a escrita, adoooooro escrever.Simplifico a alimentação, o vestuário, os gastos (também nem tem outro jeito!!!!), a maneira de ver a vida e os acontecimentos, etc., etc., etc., chego a beira da lezeira (besteirol em dose dupla ou tripla) Mas eu gosto de ser assim.
bj bj bj

Unknown disse...

Olá Lindinha, graças a sua ajuda já tive alguns progressos, acrescentrei algumas coisinhas, Obrigada viu, vc é muito prestativa. Sua mensagem de hoje está muito bela.

Bjos bejos

Ana disse...

Adoro seu blog e adoro Pe Fábio de Melo! O que dizer do post então? Vc é demais! Bjinhos

Barraco Chic disse...

Amei o post, simplismente maravilhoso, diz tudo...
Bjss.

Fernanda Barata disse...

Amei a mensagem!!
Linda!!
Bjkas.

Talma disse...

Olha, vou falar um anacronismo, mas meu "sonho de consumo" é parar de consumir...rss.
Também acho ( aliás, tenho certeza) de que uma vida simples é muito mais gostosa e melhor aproveitada.
Um dia eu chego lá...
Padreco sabedor das cosias, esse. Adorei.
Bjs!

Renata Lopes Costa disse...

Olá Eliene! Estava passando pelo seu blog e não resisti e copiei para dividir com meus leitores estas lindas palavras do Padre Fabio de Melo.

Espero que entenda.

Grande beijo!

lika disse...

Olá querida adorei a sua postagem,diz tudo...realmente a simplicidade tem seu encanto,pois é rara nas pessoas,mas quem tem ela no coração tem tudo,coisas materiais em determinados momentos são necessárias,mas a vida não depende exclusivamente disso,já fui conssumista de carteirinha,louca por dinheiro,só penssava em trabalho e status,há 6 meses fiquei doente com depressão por causa do trabalho,ainda estou de laudo médico,há uns 2 meses voltei com tudo no artesanato,hoje to quase boa,sou dona de casa,faço meu artesanato,cuido da minha filha,mimo o marido e deixo a casa linda,tenho mais tempo para mim,dou mais valor as coisas simples,abri mão dos luxos,sou mais simples e muito mais feliz e completa...
tenha uma boa noite
um abraço
lika

Flávia disse...

Linda escolha...
Absolutamente perfeito!
Difícil errar com Padre Fábio, não é mesmo?

Bjsss

Unknown disse...

EE!! Consegui!!
Mas me tira umas duvidas q msm lendo não foram tiradas,rss..
Vc recebe por correio o dinheeiro?? e quanto é mais ou menos?? como q é tambem? vc recebe o dinheiro por visitantes ou qquando clicam nos anuncios???
sou meio burrinha haha, me ajuda!!! beijooooooooooooss

Ruby Fernandes disse...

Amiga! O texto é lindo e as imagens que você escolheu são perfeitas! Lindo post,parabéns! Bjokas flor.

Laély disse...

Chamou-me atenção, a chamada do post e a primeira foto. À medida que fui lendo, o encanto inicial só aumentou, até descobrir o autor do texto. Só podia ser ele!
Sabe, que ando pensando nisso nessa última semana?
Meu filho mais velho é um jovem inexperiente, apaixonado, que está sofrendo a dor do primeiro amor frustrado. Sei que faz parte, mas conversando com ele, tentei mostrar que é preciso treinar o olhar para perceber o belo em coisas simples; aprender a sentir prazer com isso. Mostrei a ele o gatinho brincando, tão despreocupado e feliz! A felicidade dele, se resume em tigela de comida sempre cheia, água corrente à vontade, cama quentinha, pra escolher, e afagos, de vez em quando( exatamente nessa ordem!).
Sabiamente, Jesus ensinava: "bem aventurados os simples de coração"..."Olhai os lírios do campo"..."Aquele que não se tornar como uma criança, não poderá ver o Reino de Deus"...
E, não estamos falando que simplicidade é ser pequeno( na ideia e nos ideiais), mas que há grandeza, quando aprendemos a praticar a simplicidade.
Abraço e obrigada pela inspiração do dia!

Lidiane Vasconcelos disse...

Bela seleção de texto para postar aqui, Eliene. Buscar a simplicidade tem sido um esforço pessoal meu, porque acredito mesmo, de verdade, que esse é o caminho para se tornar um ser humano melhor. E me tornar um ser humano melhor a cada dia é o meu objetivo de vida.

O texto que você nos trouxe é convidativo a esse tipo de reflexão, pelo menos para mim foi. E gosto de refletir sobre isso, sempre que posso. É como se fizesse um apanhado do quanto evoluí no que desejo até aqui.

Obrigada por me proporcionar esse momento. :)

Beijos

Eliene Vila Nova disse...

Amigos desculpa a demora para responder,mas estava tentando simplificar a vida.

beijos

Andrea disse...

Eli, adorei o texto. Essas palavras deveriam formar a nossa oração de todos os dias e de todas as noites! Um trecho que eu acho muito interessante: "A simplicidade lhe capacita para perceber que nem tudo precisa ter utilidade. E por isso é fácil presentear o simples", a sua amizade foi um dos meus melhores presentes de aniversário! Beijão!

Rosemary de Marqui Correia Filha disse...

OI Eliene, já tem um tempinho que tenho de acompanhado, e seus post são uma inspiração. sempre acompanho o Pe. Fábio as quintas no programa, mas nunca tinha escutado ou lido este texto sobre simplicidade, amei simplismente, lindo... Vou posta-lo no meu blog e linkar o seu no post Ok? E o bebê como esta conte as novidades desta fase, acho encatador esse período da maternidade, não vejo a hora de passar por ele... Beijos boa semana!!!
Rose www.ocasamentoenosso.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails