segunda-feira, 13 de abril de 2009

Domingo de Páscoa...uma delícia e com receitinha!

Que delícia é o Domingo de Páscoa, quase todo mundo (meu irmão está em Manaus, saudades) reunido na enorme mesa na casa de madeira do meu Avô Salvador, a Tia Ná exagerando na quantidade de comida (defeito de família, rsrs). Falamos muito, falamos alto, influência do sangue italiano e por isso comemos muito também,rsrsrs.
Espero que todos tenham aproveitado o domingo, descansado bastante neste feriado, obrigada por todas mensagens carinhosas, está tudo bem por aqui, sem prejuízos e por isso humildemente resolvi mostrar um pouco do nosso dia.
Essa semana vou postar só coisas minhas, da minha casa e do que ando fazendo.Combinado?

Como não temos condições de trocar ovos de páscoa, todo ano faço algo e levo pra fazer alguma brincadeira que anime mais o almoço, pra dar tempo da Tia Ná arrumar a mesa, senão meus amigos todo mundo vai sentando e comendo de uma vez,rrsrsrs...aí gostam de comer... rsrsrs...

Que delícia estava este tambaqui assado na brasa, eu amo peixe.

Depois de muito dilema, afinal precisava fazer um prato de bacalhau, recebi umas receitas divinas da Naná (Manga com Pimenta), obrigada amiga vou experimentar depois com certeza, o problema é que só tinha 700gr de bacalhau ou seja precisava de uma receita que rendesse. E a receita escolhida foi essa aí que resolvi postar atendendo a pedidos e seguindo o conselho da minha amiga amada Keka (Coisas de Meninas) pra fazer um Mulher-Severino na Cozinha, lógico que não sou nenhuma profissional, não uso medidas exatas, nem tenho o glamour da Rainhas do Lar ( Katita bem que eu queria que alguém tivesse deixado chocolates a minha porta,rsrsrsrs), mas faço tudo com amor e acho que é por isso que no final acaba dando certo.

Bacalhau ao creme by Vila Nova

Eu usei: 700 gr de bacalhau / 500 gr de batata / 1 pimentão verde pequeno / 1 pimentão vermelho pequeno / 1 cebola média cortada em rodelas / 1 tomate médio cortado em rodelas / 1 vidro de azeitona pequeno / 300 gr de repolho / 1 pacote da batata palha / 1 caixinha de creme de leite / cheiro verde e azeite de oliva.
Deixei o bacalhau de molho de um dia para outro, trocando a água de vez em quando(guarde a primeira água para cozinhar a batata e o repolho) e no dia seguinte, fervi um pouco antes de desfiar.


Primeiro cozinhei as batatas na água do bacalhau que deixei reservada.

Fiz um molho branco: numa panela coloco 1 colher (sopa) de manteiga, um punhado de cebola picadinha, 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo, deixo frigir e acrescento 400 ml de leite líquido, mexo até engrossar. (Faltou noz moscada, esqueci de comprar,rsrs.)
Bati no liquidificador as batatas cozidas e o creme de leite (sempre bato em duas partes, acrescentando água na caixinha do leite). Fica um creme liso delicioso e que serve de base pra muitos dos pratos que faço.

Misturei o molho branco com o creme de batata (experimente o sal).

Numa panela refoguei o azeite a cebola, o tomate, os pimentões, cheiro verde, o bacalhau e acrescente o repolho cozido, uso bastante azeite.

Num refratário de vidro, untei com azeite e coloquei metade do molho.


Acrescentei o bacalhau refogado, salpiquei mais cheiro verde, azeitonas cortadas (o ideal era utilizar azeitonas pretas,pensem que não encontrei aqui pra comprar,eu mereço...). Reguei com mais azeite, coloquei o restante do molho e a batata palha.

Levei ao forno pré aquecido por mais ou menos 20 minutos, até dourar e bem que gostaria de ter uma fotografia de uma porção num prato, só que não deu tempo,rsrsrs. Espero que vocês gostem e qualquer dúvida podem perguntar. Ah, você pode substituir o recheio de bacalhau por frango, fica uma delícia, é assim que faço a lasanha de pão. Agora vou visitar as amigas e saber o que anda acontecendo por aí.

5 comentários:

Ruby Fernandes disse...

uau!!! parece delicioso! Amei, vou anotar a receita. bjokas querida.

Amanda disse...

Amigaaaaa... como ocê é prendada dimais!!!! Já copiei a receita, pois tb adoro peixe!!! Bjs

Isabela Kastrup disse...

Lindona, que saudade!! Se eu levasse mais jeito an cozinha me arriscaria, rs. Tem selinho para vc lá no blog.
Super beijo,
Isa

KEKA disse...

aeeeeeeeee!
tenho q comemorar o post!!!
vou anotar tudinho!!
estou aqui babando!
beijocas!!!

Kátia Lima disse...

Adorei as suas postagens, nesta eu estou com água na boca até agora...os chinelos estão lindos, parabéns...KÁTIA

Related Posts with Thumbnails