Todo dia é dia de cuidar do mundo para preservar a vida, mas foi preciso criar um dia mundial para que muitos criem a consciência de que se não cuidarmos do planeta vamos ter que nos mudar para Marte, bem já andam fazendo pesquisas para ver existe água por lá.
Água que imprescendível para que exista vida, os 2,5% de água doce existentes no mundo, porém, apenas 0,4% estão disponíveis em rios, lagos e aqüíferos subterrâneos – a Terra possui cerca de 1,39 bilhões de km 3 de água, distribuídos em mares, lagos, rios aqüíferos, gelo, neve e vapor. A situação tende a piorar, com o desmatamento, a poluição ambiental e as alterações climáticas dela decorrente: estima-se que será reduzido em um terço o total de água doce disponível no mundo*.
Imagina, eu que tomo em média 3 litros de água ao dia, ficar na secura seria o fim! E, enquanto, o homem, que consegue ir à lua (minha mãe diz que é tudo armação), mas não consegue desenvolver um projeto ou programa 100% eficiente que dê um fim ao lixo, todos nós precisamos fazer algo que ajude a preservar a vida do planeta, o nosso lar.
Aqui em casa, atitudes simples ajudam a fazer o mínimo possível, se cada um fizer um pouco com certeza no final será muito, mas é complicado reciclar lixo, quando em nosso município não existe um programa de coleta seletiva do lixo.
Por isso, gostei muito da ideia da nossa amiga Ana do blog A casa da Ana, ela propôs a Campanha Banho de balde por um dia, o que seria hoje, ou, como disse antes, todo dia é dia do planeta, e como ela mesmo disse, conciência começa com informação, clique aqui nesse link e calcule quantos litros de água você gasta ao dia.
Apenas por um dia, um banho de balde, ajuda a economizar muitos litros de água. Costume presente em muitas culturas pelo mundo afora.
Eu costumo:
- Fechar o chuveiro quando passo o shampoo e condicionador durante o banho, enquanto escovo o dente e lavo a louça.
- Luzes acessas apenas nos ambientes que estamos usando, ainda mais que minha casa é micro.
- Geralmente desligo a geladeira quando estou usando a máquina de lavar roupa.
- Uso minhas ecobags para ir à feira, confesso no início tinha vergonha, mas é questão de costume mesmo.
Ideias simples e você o quê costuma fazer aí na sua casa e que pode compartilhar com a gente?
Eu tinha planejado no lugar do banho de balde, afinal correria o risco de ficar presa nele, um banho nas águas do meu Rio Guamá que fica perto de casa, sim eu moro perto de um rio, porém não tão perto, nem têm jacaré andando na rua, ok?
Guamá que significa rio que chove, hoje vemos o quanto o problema ambiental nos atingiu, já não chove tanto quanto antes, está cada dia mais quente, minha pequena cidade é o maior pólo de fabricação de telhas e tijolos do Estado, isso tem impacto sobre nossa natureza, principalmente na extração do barro, não tenho dados específicos sobre o assunto.
Com certeza, o maior caminho para a preservação ambiental é a educação, afinal nossas crianãs são os grandes herdeiros de tanta riqueza.
José, sobrinho e filhos de amigos numa manhã de banho e farra.
Quando eu era menina, pouco tempro atrás, costumava vir ajudar Tia Ná a lavar roupa em cima dessas pedras, tudo bem confesso vinha mais para brincar, hoje em dia isso não é possível, pois a água já não é mais limpa como era antes, bons tempos aqueles.
Aí você me pergunta: E a sua foto Eliene?
Vou ficar devendo, tomei banho de balde mesmo, não fui ao rio, pois continuo com febre e muita tosse da virose que me derrubou para valer, mas já estou medicada e de repouso, não aguento mais essa tosse de cachorro velho, ainda bem que aqui você não me escuta,rsrs.
Parabéns Ana pela conciência, pela ideia, pela iniciativa! Ah e esqueci de contar que ainda rola uns prêmios para as pessoas que aderirem a campanha, que maravilha, você cuida do planeta e ainda ganha prêmios.
Lembre-se: para mudar é preciso começar!
Um final de semana abençoado!
Beijos, cof, cof, cof...
Eliene Vila Nova
Ah, essa história toda me lembrou de um caso na minha infância envolvendo não um balde, mas uma bacia,rsrs...eu conto qualquer dia quando criar coragem,rsrs...cof cof...
* informações de Carlos Lemos da Costa