Cupuaçú é uma das minhas frutas favoritas, delícia do Norte, de sabor e cheiro único, qu epode ser utilizada em doces, bombons, tortas, cremes, biscoitos,geléias,suco e o que sua cratividade e vontade permitir.
A árvore alcança uma média de 10 a 15 m de altura.Os frutos apresentam forma esférica ou ovóide e medem até 25 cm de comprimento, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos surgem de janeiro a maioe uma curiosidade do cupuaçú é que ele não é colhido, você espera ele cair maduro do pé e aí sim pode ser utilizado.
Eu sou apaixonada por nossa culinária, nossos frutos e um dia uma amiga lá do Twiter, a Ju Ramalho (@juzzramalho), dona do blog
http://juliramalho.blogspot.com/, falou da sua paixão pelo cupuaçú e prometi que iria mostrar como faço o creme, processo simples,pois o sabor da fruto é que faz toda diferença.
Ps:Todas as fotos foram feitas do meu celular,por isso peço desculpa pela qualidade, ai ai ainda compro minha máquina,meu sonho uma profissional,ai ai ...
Eu tenho a vantagem de ter o cupuaçúzeiro lá no terreno do meu sogro, então, como estamos em plena safra do fruto, bastou ir lá no mato e catar um fruto embaixo da árvore, sorte que no dia tinham uns três lá no chão.
Catei o fruto,levei pra casa, depois de tirar da casca, nós usamos uma tesoura,devidamente esterelizada, para separar a polpa da semente.
Polpa separada, eu geralmente frito os caroços com açúcar e fica uma delícia. Esse fruto que cortei era pequeno e rendeu mais ou menos meio quilo de polpa.
Eu faço o creme da forma mais simples possível e nessa receita usei 01 lata de leite condensado, 01 de creme de leite e umas duzentas gramas de polpa de cupuaçú.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescentando a polpa aos poucos, até ficar totalmente homogênio.
Coloque em um recipiente de sua preferência e leve ao congelador,geralmente guardo em vasilhas plásticas com tampa para ir comendo aos poucos.Você pode acrescentar biscoito champagne umedecido em licor, formando camadas de biscoito e de creme, acrescentar um creme de chocolate por cima, na verdade eu gosto é desse jeito mesmo.
Ju espero que eu tenha ajudado, foi algo simples e rápido,mas de coração.Pena que você não possa saborear ele aqui comigo,rsrs.
Um final de semana doce!
Abraços e beijos
Eliene Vila Nova
PS:Engraçado como na minha terra tudo que tem "cú" é bom, como: cupuaçú, pacú, pirarucú,etc etc etc E tenho um troço! rsrs